Fisiologia Vegetal POP

Este espaço, dentro do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, busca incentivar a popularização da ciência, através da promoção da interação entre estudantes de escolas da rede pública de Porto Alegre e acadêmicos de graduação e pós-graduação, com congressistas e cientistas de todo o mundo, que estarão presentes, participando e prestigiando o nosso evento. Este momento contará com uma série de atividades integradas que visam aproximar o aluno da Ciência, em toda a sua grandeza, desde a organização de experimentos até as experiências adquiridas com a sua execução. Com características abrangentes e inclusivas, almejamos atingir um público jovem, o qual acreditamos ser o futuro da Ciência e da Fisiologia vegetal no Brasil e no mundo, e propiciar a eles um contato com a comunidade científica e seu entorno.

 

Entende-se que a comunicação, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências, são componentes essenciais que permitem ressignificar a realidade e gerar novos conhecimentos a partir de práticas educativas, coletivas e integradoras. Portanto, na perspectiva de popularizar a Ciência serão preparadas várias atividades experimentais, contemplando temas importantes de Fisiologia Vegetal, para que os estudantes possam perceber a vida das plantas com toda sua particularidade e excepcionalidade, além de desenvolverem habilidades e capacidade de interpretação crítica. Acreditamos que esse espaço terá seus resultados potencializados ao incorporar momentos/atividades que favoreçam a aproximação dos jovens estudantes ao conhecimento científico, uma vez que deste modo a Ciência retorna, inevitavelmente, à sociedade.

 

As atividades iniciarão através da articulação da comissão organizadora e grupo de colaboradores (acadêmicos de graduação e pós-graduação) com as escolas da rede pública, e posteriormente com a definição das atividades que serão propostas, baseadas em planejamento, execução e avaliação das ações, incluindo:  apresentação da dinâmica das atividades, para os professores e estudantes das escolas, previamente ao evento; organização do conhecimento dos estudantes e aprofundamento teórico dos temas que serão abordados; execução das atividades e avaliação dos resultados e discussão.

 

Plant Physiology POP

The FVpop seeks to spread the popularization of science by different scientific disclosure activities, promoting integration between students from public schools in Porto Alegre with scientists from all over the world. This moment will have a series of integrated activities that aim to bring the young students closer to Science. With comprehensive and inclusive characteristics, we aim to reach a young audience, which we believe to be the future of Plant Science in Brazil and provide them with contact with the worldwide scientific community.